sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Neologismos culinários

Importante coisa a reter quando queremos menosprezar alguma coisa: dar-lhe um nome do mais fatelo que encontrarmos.
Consciente ou inconscientemente, é isso que muitas pessoas fazem quando se separam.
As mulheres normalmente deixam de chamar o namorado/marido pelo nome, e passa a ser o "Defunto", o "Falecido" e outros funestos quejandos.
Nós, homens, como seres mais sensíveis que têm muito menos de mórbido e muito mais de bucólico, optamos por "vaca", "cabra" e outras simpáticas criaturas de pasto.

Serve este intróito para consubstanciar teoricamente o meu plano para menosprezar e me separar dessa corja deliciosamente malévola que dá pelo nome de "Bolos de Pastelaria".

Pus-me a pensar - o que no meu caso é coisa que queima calorias p'ra caraças - e inventei quatro neologismos culinários que nos vão fazer pensar duas vezes antes de pedir um bolo pela manhã:


1. O Pastel de Nata é um "Pastel que Mata";
2. Quem come Bola de Berlim... "reBola até Berlim"
3. O Mil Folhas faz "Mil Bolhas"
4. E o Palmier não passa de um "Palmierda"


Pronto. Agora quero ver alguém chegar a uma pastelaria e dizer: "Oh fachavôr, dê-me um daqueles Pastéis que Mata." ou "A senhora tem Mil Bolhas?" ou então "Ui... o que me sabia bem era lambusar-me em Palmierda"




CA

2 comentários:

DarkAngel disse...

Vê se inventas mais uns quantos nomes para mais uns quantos bolos... ah... e aconselho a arranjare sum caderninho onde vais escrever todos esses nomes e os seus pertences, para não te esqueceres de nenhum. Assim chegas à pastelaria e olhas para o caderninho, quando mais completo melhor, assi não tens a tentação de dizer:

'Hmmm... boa, o Folhado de Salcicha e o Salame de Chocolate não estão na minha lista de neologismos... vou empanturrar-me!'

Nuno Duarte Revés disse...

Lindo!! Adorei! :-)

Juro que vou lembrar-me destes neologismos antes de pedir a Bola de Berlim anual ou o belo do Pastel de Nata ou do Palmier... :-P

Mas nos "Pastéis de Belém" ou na "Periquita" nem vou pensar em nada, combinado?! LOL